Todo início de ano se torna um período propício para realizar planejamentos e definir metas para serem alcançadas ao longo dos próximos meses. E quando se trata do universo feminino, os desafios e as oportunidades ainda são inúmeros e englobam a vida social e profissional das mulheres que, vez ou outra, precisam “mostrar” que são capazes de estar a frente de empresas, cargos de liderança, entre outros espaços ocupados majoritariamente por homens.
A boa notícia é que nós estamos ganhando cada vez mais destaque no mercado justamente por conseguir imprimir características fortes e comuns as mulheres, tais como a liderança genuína, resiliência, intuição aguçada, criatividade e capacidade de fazer mais com menos, escuta e multitasking.
E olha que dado interessante, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o percentual de domicílios chefiados por mulheres no Brasil dobrou nos últimos 25 anos, saltando de 25% em 1995 para 50% em 2020. Resultado direto do acesso a espaços e oportunidades que antes não eram permitidos. Aqui cabe ainda um adendo em tom de alerta, pensando principalmente no futuro das mulheres a médio e longo prazo. O fato de metade dos lares no país hoje serem mantidos por mulheres reforça a necessidade urgente de se encontrar soluções que passam pela divisão das tarefas dentro de casa, pela quebra de paradigmas sociais e pela garantia de mais segurança para elas.
Outra pesquisa que nos ajuda a entender o poder de acessão das mulheres foi realizada pela McKinsey em 2018 e constatou que empresas que possuem mulheres na liderança lucram, em média, 21% a mais, e têm resultados operacionais 48% maiores em comparação com a média da indústria.
Todos estes dados e indícios nos levam a imaginar que o ano de 2022 será de grandes oportunidades, porém, desafiador em muitos aspectos. Pensando nisso, elenquei algumas dicas para que as mulheres possam se destacar ainda mais e ratificar sua autoridade:
- Assumam mais as características femininas. O que isso quer dizer? Use e abuse da sua intuição, visão agregadora e a empatia.
- No retorno do “novo normal”, encontre aliados, que são pessoas que vão te apoiar. Também busque se conectar com a sua comunidade, e isso vale para dentro e para fora do trabalho.
- Considere como prioridade seus planos e desafios particulares, e busque entender o que faz sentido para você e para seus desafios pessoais. Sem comparações, sem cobranças sem sentido e sem almejar o que não faz sentido para você e que talvez faça para outras mulheres.
- Para ocupar um cargo de liderança e/ou empreender, é preciso força e autenticidade. Olhe para dentro e depois de achar as respostas não tenha medo de mostrar no que você acredita.
- Em 2022, sabemos que teremos muitos desafios, principalmente no âmbito socioeconômico, com um ano de eleição, inflação alta, alta de juros (Selic), moeda estrangeira supervalorizada, alto índice de desemprego, resquícios e incertezas sobre a pandemia. Mas ainda assim a ordem do dia é não desanimar! É também em meio aos problemas e “caos” que nascem as melhores ideias e iniciativas. Ou seja, transforme as dificuldades em oportunidades reais!
Katia Bianchi é Gestora de Projeto na Avante Assessoria Empresarial – com mais de 18 anos de atuação no mercado, realiza análises gerenciais e planejamento financeiro, além de desenvolver projetos de média/alta complexidade.